♥ Vou casar!!! E agora? Dicas de como planejar o grande dia!

Publicado 26 de abril de 2012 por dicascaseaqui

Noivinhas, o assunto de hoje é: planejamento!
Qualquer projeto requer planejamento para ser bem executado, não é mesmo? Com o casamento não é diferente. Afinal, são muitos itens a serem definidos em um curto espaço de tempo e obedecendo algumas premissas como: orçamento, disponibilidade de serviços, prazos, entre outros. Para isso, é preciso ter muita disciplina e organização.
O Caseaqui preparou uma seleção de dicas para você se organizar e conseguir fazer dos preparativos uma fase deliciosa e, do seu grande dia, um sucesso!

Por onde começar?
Nós sugerimos que você tenha em mãos um plano, ou seja, uma agenda com os serviços que quer contratar e quanto tempo antes deve começar a procurar por eles, como o exemplo que montamos pra você.

Mas 12 meses? Tudo isso?
O universo dos casamentos e festas é um segmento bastante procurado atualmente. Por isso, sugerimos esse prazo para que você tenha tempo suficiente para pesquisar todas as alternativas que estão disponíveis e possa fazer bons negócios.
Em alguns casos, é preciso até mais do que 12 meses, dependendo do serviço e de como está a agenda do seu fornecedor. Sabemos, por exemplo, que em algumas igrejas é preciso marcar seu casamento com 2 anos de antecedência ou mais, pois a agenda delas está lotada para esse período! Ou seja, o tempo para definição de cada item varia muito de acordo com a região que você mora, o número de fornecedores disponíveis e a agenda deles. Se você planejar com antecedência, vai poder escolher tudo como sempre sonhou!

Lista de Fornecedores
Tendo ideia dos itens que você quer definir, elabore uma lista de possíveis fornecedores incluindo todas os que você gostaria de contratar. Ter mais de um fornecedor por item permite que você compare preços e serviços oferecidos e aumente seu poder de negociação, além de ter alternativas casdo o seu fornecedor preferido não possa te atender na data escolhida.

Orçamento
A não ser que você tenha uma reserva infinita de recursos, essa etapa é primordial para a boa organização do seu evento. É super importante definir o quanto poderá ser gasto na sua festa, de preferência em conjunto com as pessoas que forem pagar o seu casamento (pais, sogros, noivo, etc).
Essa informação é a base para a organização da sua festa, pois determina o quanto poderá ser gasto com cada item, quantas pessoas poderá convidar, o tipo da festa que irá realizar (luxuosa, simples ou até mesmo um jantar em família), etc.
Definido o valor do investimento, o tipo de festa a ser realizada e tendo uma ideia do número de pessoas que deseja convidar, é hora de colocar a mão na massa!
A primeira coisa a ser definida é a data e, na sequência (ou em conjunto), local da cerimônia e festa. Definidos estes itens, é possível solicitar orçamentos para os fornecedores. Entre em contato com aqueles que você listou e solicite orçamentos.
É super importante solicitar orçamento para mais de um fornecedor do mesmo serviço, caso haja disponibilidade. Assim, você aumenta o seu conhecimento sobre o mercado e também o seu poder de negociação e, consequentemente, de fazer bons negócios. Mas esse é um assunto complexo que terá um post exclusivo.

Planilha de Custos
Orçamentos em mãos, negociações feitas e fornecedores definidos! O Caseaqui preparou uma planilha para ajudar você a visualizar quanto está sendo pago em cada mês e quanto ainda falta pagar por cada item, além de te ajudar a cumprir seu orçamento inicial!

Lista de Convidados
Sem dúvida, uma das partes mais complicadas!
É importante fazer uma lista prévia para se ter ideia do número de convidados da sua festa logo no início. Nessa hora vale saber quem vai pagar a festa, pois, no caso dos pais serem os ‘investidores’, eles certamente vão ter uma lista de pessoas que gostariam de convidar. É importante chegar num acordo, ceder e negociar quando for necessário, para que todos saiam satisfeitos, afinal, o casamento é um momento super importante na vida de todos: noivo, noiva e pais.
A lista fechada de convidados deverá ser feita mais próximo do casamento. Nela será preciso listar várias informações dos convidados como: nome completo (na forma que deverá ser escrito no convite), quem está sendo convidado (família, somente senhor e senhora, etc), forma de contato, endereço para envio do convite e quantas pessoas por convite, etc. O Caseaqui preparou um exemplo de lista de convidados para facilitar a elaboração da sua.

Com todas essas informações listadas, você já terá informações para enviar para o(a) calígrafo(a), para a cerimonialista, caso você opte pelo RSVP ativo e também para o envio dos convites, caso você não possa entregar todos pessoalmente!

Se quiser complementar ainda mais a sua lista, coloque uma coluna de “Convidados Confirmados” e outra para “Presentes”. Isso facilita sua organização na hora de confirmar o número de pessoas com o buffet e também você pode listar todos os presentes que for ganhando de cada convidado, o que facilita muito o envio de cartões de agradecimento depois do casamento.

Importante – NoivOS!
Aqui vai uma dica muito importante para os noivos, futuros maridos! Não deixe tudo para a sua noiva decidir, participe de cada momento e de cada escolha, isso vai ser fundamental para que o casamento tenha a cara de vocês dois. Além disso, essa é uma excelente oportunidade de começarem a dividir as responsabilidades e ter uma prévia de como será a vida a dois. Vai ser preciso muita compreensão, jogo de cintura, aprender a ceder e a negociar, mas vai valer cada lágrima, sorriso e conquista!

Com muito carinho e amor, vocês realizarão este sonho juntos e estarão mais unidos ainda para serem muito felizes para todo o sempre!

Essas são algumas alternativas para tornar mais fácil a sua vida durante a organização do seu grande dia. Esperamos que sejam úteis!

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