♥ Tipos de Serviço

Publicado 29 de setembro de 2012 por dicascaseaqui

♥  Serviço à Francesa:

Em matéria de etiqueta à mesa o Serviço à francesa é o mais requintado, deve ser realizado somente em ocasiões especiais (casamentos, bodas, noivados, quando receber pessoas importantes, como ; presidentes e diretores de empresas, hóspedes estrangeiros).

Neste serviço deve-se tomar precauções dobradas, nada pode dar errado; o garçom deve estar impecável (com uniforme e luvas).  Os lugares à mesa são marcados com porta cartões (placement), onde consta o nome de cada um à frente do local onde deve se sentar.

O garçom que serve à francesa deve ter muita prática, não deve nunca esbarrar nos convidados enquanto serve e nem se encostar à mesa.  Nesse serviço o garçom oferece as travessas com a comida pela esquerda do convidado.

♥  Serviço à Inglesa:

O serviço à inglesa também é um serviço requintado, porém o que o diferencia é que neste serviço o convidado não precisa pegar os talheres da bandeja para se servir (como no à francesa), pois o garçom o fará.

** No serviço à inglesa o garçom leva as travessas com os alimentos e serve o convidado, é interessante, mas não é muito usado em casamentos aqui no Brasil.

♥  Serviço à americana ou empratado:

É o serviço no qual o prato vem preparado e decorado da cozinha, sendo apresentado ao cliente diretamente, que deve escolher o que irá querer. Eu conhecia este serviço como à francesa, mas nunca pesquisei para conhecer e saber mais, agora eu estou mais informada.

De todos os casamentos que já fui, só participei de dois casamentos com este tipo de serviço. É interessante, mas muitas vezes o prato escolhido não é aquilo que você deseja, e as quantidades podem muitas vezes ser pequenas para alguns, principalmente os homens. Ele é mais formal, mas continuo preferindo o buffet, pois a pessoa tem muitas opções.

♥  Buffet:

É uma forma de servir comida a uma grande quantidade de pessoas. De maneira geral a comida é exposta em uma ou mais mesas para que o consumidor se sirva sozinho em uma ou mais passagens.

**Nós sabemos bem como funciona esse tipo de serviço, pois é o mais usado nos casamentos aqui no Brasil. Sinceramente, para um jantar ou almoço acho esse o melhor serviço, pois não é tão formal nem requintado demais, deixa as pessoas mais à vontade. Eu gosto de coisa bonitas, mas não gosto de muita formalidade, afinal de contas, é um casamento e os convidados querem se divertir e servir o que quiserem.

♥  Coquetel:

Geralmente é formado por canapés, salgados diferenciados, mini porções, etc. Pode ser servido por garçons, ou em mesas de apoio e principal.

**Um coquetel com opções bem definidas e diferenciais não fica atrás de um jantar, basta ter criatividade e procurar bons fornecedores.

Beijos

Equipe Case Aqui

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: